SOBRE A AUTORA

Silvia Trad

    Olá, sou Silvia Trad e vou contar um pouco da minha trajetória como aquarelista.
Desde cedo minha habilidade para desenhar e pintar era evidente pois eu passava horas com o lápis na mão copiando símbolos e desenhando tudo à minha volta.
 
    Desta forma, com o estímulo dos meus pais, acabei me alfabetizando sozinha.

    Aos 7 anos comecei a frequentar aulas de desenho acadêmico e daí em diante não parei mais. Tive aulas com diversos professores de diversas técnicas. Percebi que, apesar de todos os aspectos das artes plásticas me agradarem, a aquarela era para mim a técnica mais encantadora e seus resultados os mais belos e impressionantes. 

    Decidi então, aos 16 anos, depois de uma viagem visitando vários museus na Europa, voltei inspirada pelo trabalho dos impressionistas e em especial pelas aquarelas de Paul Cézanne. 

    Comecei então a aprender com este grande mestre da pintura copiando seus trabalhos, treinando mistura de pigmentos, saturação de água e cor, e, observando composição. Continuei minhas pesquisas e meu treino desta forma, pois eram raros os professores ou escolas que davam aulas de aquarela no Brasil. 

    Em 1980 comecei a estudar Arquitetura na Universidade de São Paulo, e artes plásticas na FAAP. No decorrer do curso, encontrei uma artista plástica que dava aulas de pintura em aquarela avançada no seu atelier. Foi então que consegui praticar e aprender novas técnicas e suas aplicações em diversos temas. 

    Flores, paisagens, frutas, figura humana, reflexo, seco/molhado, molhado/molhado, enfim, a minha criatividade foi se desenvolvendo e meu interesse cada vez maior me levou a fazer várias viagens de estudo ao exterior e a praticar cada vez mais a arte de aquarelar. 

    Nesta época recebi um prêmio que considero importante na minha carreira, o Art Mine da então Agora Gallery, Soho, New York. 

    No final dos anos 90 comecei meu trabalho como ilustradora e aliei a tecnologia digital às técnicas de aquarela. Com as constantes inovações tecnológicas surgindo, as oportunidades para criar se ampliaram e aprendi a trabalhar com técnicas mistas de pintura e digitalizá-las possibilitando a aplicação destas artes em todo tipo de produto. 
 
    Em 2001 veio o convite de uma agência americana, a Art Licensing, situada em Vermont, EUA, para me representar com exclusividade a nível mundial.
Me especializei em ilustração e projetos de embalagens para presente e artigos de papelaria e festa aqui no Brasil. Estes produtos podem ser encontrados por todo o país nas lojas e empresas destes segmentos. 

    Nos Estados Unidos a aplicação das artes é feita nos mais variados tipos de produto, desde almofadas, canecas, tecido, guardanapos, até mesmo em abridores de vinho e toalhas de banho. É muito gratificante ver o quanto uma boa ilustração pode alegrar e encher de cor a vida das pessoas! 

    Hoje em dia me dedico exclusivamente à pintura, tanto para minha expressão pessoal, quanto dando aulas, workshops e cursos de aquarela. Quero engajar as pessoas que gostam de arte no movimento criativo #aquarelandopelomundo.

    Se o motivo for trabalho, ou se você quer um hobby ou até mesmo se divertir, vale muito à pena tentar, pois a satisfação e a felicidade que traz quando concluímos um projeto é imensa, e isso, por mais que eu queira, não é um sentimento que dá para transmitir, precisa vivenciar! 

    Para praticar esta arte é necessário sobretudo vontade, inspiração, criatividade, muito amor e um pouquinho de técnica que com o treino você irá adquirir. 

    Basta querer, basta treinar, o talento surge, e sendo assim tudo se torna possível!